Notícias

Trombofilia na gravidez é tema de Congresso de Ginecologia em Goiânia

17/05/2017 - 14:53

Dr. Ricardo de Oliveira, diretor do RDO Diagnósticos Médicos, discutirá o assunto em mesa redonda sobre pré-natal de alto risco

A trombofilia é uma das causas do aborto de repetição e de complicações na gravidez como a pré-eclâmpsia. Mas a maioria das mulheres só descobre o problema quando já perdeu um ou mais filhos na gravidez, fase em que o sangue fica naturalmente mais coagulado, o que aumenta o risco de entupimento de veias e artérias quando há predisposição.

Esse será o tema da palestra que o Dr. Ricardo de Oliveira, diretor médico do RDO Diagnósticos Médicos, que estuda a imunologia da reprodução humana há mais de 20 anos, dará no dia 24 de maio, em Goiânia. A mesa redonda sobre pré-natal de alto risco faz parte da 42ª Jornada Goiana de Ginecologia e Obstetrícia e 6º Congresso Goiano de Ginecologia e Obstetrícia, promovidos pela Sociedade Goiana de Ginecologia e Obstetrícia, entre 24 a 26 de maio.

O que é
Propensão a desenvolver coágulos no sangue e que afeta 20% das mulheres, a doença causa trombose nas veias e/ou artérias, embolia pulmonar, trombose cerebral e infarto. Pode ser adquirida ou hereditária e está relacionada também às causas de infertilidade. Os hormônios da pílula ou da reposição podem potencializar os riscos. O problema é que, em mais de 90% dos casos, as mulheres não sabem que têm predisposição genética ou adquirida à doença.

“O tratamento mais comum é feito com os fármacos anticoagulantes, que detêm tanto a formação de trombos nos vasos sanguíneos como o crescimento dos já existentes, mas não podem dissolver os já formados”, esclarece Dr. Oliveira.

Segundo o médico, aproximadamente 90% das pessoas conseguem evitar os problemas. Para a investigação e tratamento da trombofilia, o RDO criou o “Painel de Trombofilias” – um grupo de exames voltados para investigação do risco relacionado às doenças trombogênicas herdadas ou adquiridas.

Serviço:
42ª Jornada Goiana de Ginecologia e Obstetrícia e 6º Congresso Goiano de Ginecologia e Obstetrícia Mesa Redonda – Pré-Natal de Alto Risco

Palestrante: Dr. Ricardo de Oliveira – Diretor médico do RDO Diagnósticos Médicos
Quando: 24 de maio, das 14 horas às 15h30
Onde: Espaço de Eventos do Conselho Regional de Medicina do Estado de Goiás
Informações: http://goeventos.com.br/sggo/6cggo/inscricoes.asp