RDO DIAGNÓSTICOS MÉDICOS
NOTÍCIAS & MÍDIA

13 de outubro – DIA MUNDIAL DA CONSCIENTIZAÇÃO E DO COMBATE Á TROMBOSE

Esta data foi instituída pela Sociedade Internacional de Trombose e Hemostasia   com o objetivo de alertar e esclarecer a população sobre os riscos e modo de prevenção da doença que embora recorrente, deixa muitas dúvidas.

A trombose é decorrente de trombofilias não ou sub-diagnosticas.

Trombofilias são condições clinicas (hereditárias ou adquiridas), que se caracterizam como uma tendência, uma predisposição aumentada em favorecer a formação de alterações no sistema de coagulação sanguínea e no desenvolvimento de doenças tromboembólicas nas artérias, veias e placenta.

O diagnóstico precoce, o tratamento das trombofilias, se reveste de importância, principalmente nas doenças cardiovasculares, uma das principais causas de morte na população brasileira. 

O Infarto Agudo do Miocárdio, os Acidentes Vasculares e Encefálicos em sua maioria são provenientes de episódios de tromboembolismo Venoso e/ou Arterial que atinge, anualmente de um a três casos por 100 habitantes.

Converse com o seu médico

Fonte: https://www.worldthrombosisday.org/

Postagens recentes

• O reembolso é um direito que deve ser sempre utilizado e aproveitado quando disponível em seu plano de saúde ou convenio!

• O reembolso é a melhor maneira de utilizar o seu plano:

O plano de reembolso é reconhecido por Lei como aquele em que o usuário escolhe livremente o prestador de serviço, sendo reembolsado, nos limites pactuados, do valor gasto, não sendo permitidos mecanismos de regulação assistencial de uso pela operadora de convênio/seguro.

  • Você escolhe o médico, o hospital, o laboratório independentemente da operadora de convênio/seguro para tomar alguma decisão;
  • Não há intermediários entre você e seu médico, permitindo um relacionamento mais franco;
  • Muitos imaginam que reembolso contempla apenas uma porcentagem do valor da consulta, do procedimento ou exame, mas isto não é verdade;
  • A maioria das operadoras de convênios possui uma tabela própria que fixa e determina para cada plano o valor do reembolso;
  • De acordo com a ANS, a operadora de convênio/seguro não é obrigada a anexar a respectiva tabela de reembolso nos contratos, mas é obrigada a informar pelo seu atendimento como chegou ao valor reembolsado, pois, é direito do usuário de saber (valor da chamada “prévia de reembolso”).

O direito a esta informação, é reforçado pelo Procon (art. 46 do Código de Defesa do Consumidor), que diz que o conhecimento prévio é direito do consumidor.

Assim, dependendo do valor que será cobrado, o valor reembolsado será uma porcentagem ou mesmo o valor total.  Por isso a importância de saber o valor do seu reembolso, antecipadamente, através da previa de reembolso;

  • Assim, você saberá se seu prestador está dentro do valor, ou, se será necessário complementar o valor do reembolso;
  • Você poderá também negociar dentro do valor conhecido.
  • Saiba que a diferença que não foi reembolsada pode ser deduzida/descontada do seu imposto de renda pessoa física.