Notícias

ZIKA VIRUS: teste genético no sêmen é aposta do RDO

16/08/2017 - 12:35

O Zika, que recebeu esse nome porque foi descoberto pela primeira vez em Uganda, na floresta de Zika, é um arbovírus transmitido por um mosquito, o Aedes aegypti que também é o transmissor da febre Chikungunha e Dengue.

A Organização Mundial da Saúde (OMS) alerta para a importância de tais testes, especialmente para mulheres em idade reprodutiva ou grávidas, por sua conhecida associação com a microcefalia. Tal relação foi confirmada em diversos estudos, como os desenvolvidos na Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), no Rio de Janeiro, que comprovam a capacidade do vírus de transpor a placenta no período gestacional.

Teste do sêmen
“Considerando que o objetivo final da utilização de técnicas de reprodução humana é a gravidez, e que a infecção pelo vírus Zika está relacionada aos casos de microcefalia em bebês de mães infectadas, tornou-se urgente a elaboração de critérios para doação de gametas e para realização dos procedimentos para uso em fertilização própria”, diz o diretor da Regulação Sanitária da Anvisa, Fernando Mendes, relator da proposta que determina os novos procedimentos.

Atualmente, o teste genético é feito por PCR, uma técnica molecular capaz de detectar baixas cargas virais em alguns materiais biológicos como sangue, urina, líquido amniótico e mais recentemente, no sêmen. A detecção no sêmen se tornou uma arma muito poderosa, pois é sabido que neste material biológico, o vírus pode sobreviver mais tempo e em concentrações muito maiores. O teste genético para Zika vírus no sêmen e a liberação do resultado em 48 horas são a aposta do RDO Diagnósticos Médicos, sendo altamente recomendável para os casais que irão se submeter ao procedimento de fertilização.

Para realizar a avaliação genética, basta enviar para nós uma amostra de sêmen em frasco estéril e refrigerado ou fazer a coleta em nossa unidade. Para mais informações, entre em contato com a Dra. Natalia Gonçalves pelo telefone (11) 3065-0800 no ramal 208 ou envie um e-mail para natalia.goncalves@rdo.med.br.