CÂNCER DE MAMA (BRCA 1 E BRCA 2)

O câncer de mama é o segundo tipo mais frequente e o mais comum entre as mulheres.

No Brasil, as taxas de mortalidade por este câncer continuam elevadas, visto que o seu diagnóstico ocorre no estágio avançado.

Identificar as pessoas com predisposição genética ao desenvolvimento do câncer de mama permite adotar medidas preventivas, estabelecer uma rotina personalizada de rastreio de câncer e direcionar as estratégias terapêuticas a ser adotada em cada caso.

O BRCA do inglês, Breast Cancer 1 e 2, são dois genes que se diferem entre si e alterando as chances de desenvolvimento da doença, seja no ovário ou nas mamas, tanto na mulher quanto no homem.

Os genes BRCA1 e BRCA2 não causam o câncer de mama, na verdade, eles desempenham um papel na prevenção do câncer de mama, pois ajudam a manter o mecanismo reparador das quebras do DNA. Entretanto, em alguns indivíduos, esses genes supressores do tumor não funcionam corretamente. Quando um gene é alterado ou danificado, e não realiza mais sua função de forma programada e pode, então, ocasionar o desenvolvimento descontrolado de tumores e do câncer. Isso é conhecido como mutação genética.

O teste genético do BRCA1 e BRCA2 dá aos indivíduos a chance de saber se o câncer de mama ou o histórico familiar de câncer de mama se deve a uma mutação genética hereditária.

O teste é indicado para todos os indivíduos com histórico de câncer de mama, ovário, pâncreas ou de próstata, bem como, naqueles que nunca tiveram câncer, mas tiveram familiares próximos com a doença.

O RDO realiza este teste desde 2013, a partir de uma simples coleta de sangue, que analisa de modo aprofundado por sequenciamento de nova geração (NGS) todas as variantes nos genes BRCA1 e BRCA2, identificando essas mutações.

Marque seu exame no RDO Diagnósticos Médicos e receba um tratamento único!

Agendamento para exames ligue (11)3065-0800 ou atendimento@rdo.med.br

Dr. Ricardo M. de Oliveira
Fundador – Diretor Clínico – Técnico responsável
CRM 26218

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Conversar
1
Olá, tudo bem?
Você quer marcar exames?