SÍNDROME DOS OVÁRIOS POLICÍSTICOS

Localizados de cada lado do útero, os dois ovários são responsáveis, além da produção dos hormônios sexuais femininos, também pela reserva de folículos.

A Síndrome dos Ovários Policísticos (SOP) é um conjunto de sinais e sintomas caracterizado por distúrbios hormonais, decorrentes da presença de cistos ovarianos ativos.

Ela pode ser assintomática ou causar problemas como irregularidade menstrual com ciclos anovulatórios, acne, aumento de pelos no rosto, seios e abdômen, obesidade. Nos casos mais graves, pode predispor ao desenvolvimento de diabetes, doenças cardiovasculares, infertilidade e câncer do endométrio, daí a importância do seu diagnóstico precoce.

Apesar dos primeiros sintomas aparecem logo nos primeiros ciclos menstruais ainda na adolescência. as mulheres descobrem a síndrome entre 20 e 30 anos de idade,

A SOP, ainda é de causa desconhecida, entretanto, muitos estudos indicam de certo modo uma predisposição genética, pois mulheres que apresentam a síndrome muitas vezes têm antecedentes familiares próximos como mãe e irmãs. Outra hipótese é uma possível ligação entre a doença e a resistência à ação da insulina que gera aumento do hormônio circulante o que provocaria o desequilíbrio hormonal.

O diagnóstico da SOP é feito através dos exames clinico, dosagens hormonais e ultrassonografia ginecológica.

O RDO Diagnóstico Médico realiza todos esses exames, entre em contato e agende!

Agendamento para exames ligue (11)3065-0800 ou atendimento@rdo.med.br

#RDODiag#RDODiagnosticos #RDODiagnosticosMedicos #RDO #DiagnosticoLaboratorial #SOP #SindromeDosOvariosPolicisticos

Dr. Ricardo M. de Oliveira
Fundador – Diretor Clínico – Técnico responsável
CRM 26218

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Conversar
1
Olá, tudo bem?
Você quer marcar exames?