DOENÇA DE GRAVES

Trata-se de uma doença autoimune, também conhecida como Doença de Basedow-Graves em que o sistema imunológico ataca a sua própria glândula tireoide fazendo com que ela fique hiperativa.

É uma condição de hipertireoidismo, mas com sinais e sintomas adicionais que não acontecem no hipertireoidismo clássico.

As causas da doença de Graves ainda não está esclarecida, mas se acredita que ela pode estar relacionada a fatores genéticos e ambientais, bem como a outras doenças infecciosas anteriores (caxumba, rubéola, sarampo). Entretanto, suas manifestações podem ser divididas naquelas que são características do hipertireoidismo e nas específicas da doença. A gravidade e duração está relacionada como a idade e o gênero. Os sintomas mais comuns, principalmente nos jovens, são nervosismo, fadiga, taquicardia ou palpitações, intolerância ao calor e perda de peso com aumento do apetite.

A doença de Graves pode apresentar-se por astenia física e emagrecimento, por vezes acompanhadas de alterações cardíacas, como a fibrilação – manifestação rara nos indivíduos abaixo dos 50 anos (Brent 2008).
Nos indivíduos do sexo masculino, os sintomas podem se apresentar como aumento e dor nas mamas (ginecomastia) e disfunção eréctil, enquanto nas mulheres se relata irregularidades menstruais e infertilidade.

Muitas vezes, o diagnóstico é um achado do oftalmologista, em virtude de queixas como olhos avermelhados, que lacrimejam constantemente ou olhos que ficam mais salientes ou com a pálpebra mais voltada para trás, Entretanto, com idade mais avançada é necessário estar alerta para possíveis manifestações atípicas.

Marque seu exame no RDO Diagnósticos Médicos e receba um tratamento único!

Agendamento para exames ligue (11)3065-0800 ou atendimento@rdo.med.br

Dr. Ricardo M. de Oliveira
Fundador – Diretor Clínico – Técnico responsável
CRM 26218

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Conversar
1
Olá, tudo bem?
Você quer marcar exames?